Publicado em

Professor Eudes Pinto Marques

“Aprendi a jogar com 28 anos vendo algumas pessoas jogarem na faculdade em que eu estudei. Baixei um aplicativo simples para jogar, que possuía dois níveis, e foi ali que aprendi a mover as peças. Em 2010 participei do primeiro torneio de Xadrez na minha cidade e dos 27 jogadores presentes, fiquei em 23º, após duas desistências.

Já fui algumas vezes campeão municipal e hoje sou considerado um dos mais fortes jogadores da minha região, algo novo para mim, pois sempre fui um cara tímido e com dificuldades de falar publicamente. Sofria com grandes problemas de autoestima, o que me deixava muitas vezes a beira da depressão, não irei entrar em detalhes sobres isso, mas quem sofre com isso deve entender o quão ruim é você se sentir ‘inútil’ como pessoa, angústia que só aumenta com o passar dos anos, caso a pessoa não consiga resolver esse problema.

Como sempre falo: ‘O xadrez me proporcionou algo que nunca imaginei, eu nunca tinha sido o melhor em nada na minha vida, e no Xadrez eu posso ser alguém, e me tornar referência para as pessoas. Por isso sou um apaixonado pelo esporte e tenho uma paixão ainda maior em ensinar a quem quiser aprender, sempre disposto a ensinar e a jogar com quem quer seja.’

Esse foi um dos grandes benefícios que a prática do xadrez me trouxe, consegui me ver como alguém capacitado, e o mais incrível, me tornei referência para crianças e jovens, o que para mim não tem preço. ”

EXPERIÊNCIA ENXADRÍSTICA

ID FIDE – 2155486

Rating Fide

CLÁSSICO RAPIDO BLITZ
1930 2011 1948

Torneios recentes:

X Memorial Governador Miguel Arraes, Nordestão = data 6, 7 e 8 de outubro de 2017. O torneio contou com o presença de 74 participantes, que daria uma vaga direta a final do Brasileiro de Xadrez Clássico. Minha colocação foi 13° geral, ganhando exatos 15,0 de Rating Fide.

Final do Campeonato Baiano de Xadrez Clássico = data 20, 21 e 22 de janeiro de 2017. Torneio que contou com os melhores jogadores da Bahia, fiquei em sétimo geral.

ID LBX – 290148

CLÁSSICO RAPIDO BLITZ
2104 2442 2438

Na LBX é possível jogar mais torneios e organizá-los na minha cidade, pelo fato, de ter taxas zero. Figuro entre os melhores a nível nacional, e em meu estado, sou o líder no blitz, o segundo no rápido e no clássico sou o quinto melhor.

Na LBX recebi o título de Mestre Rápido e Mestre Blitz, e estou como candidato a Mestre Clássico também.

ID CBX – 39928

CLÁSSICO RAPIDO BLITZ
1971 2415 2117

Os torneios CBX são praticamente os mesmos FIDE, só variando seu calculo ELO, nota-se que meu Rating Rápido está entre os maiores do país também.

2 comentários sobre “Professor Eudes Pinto Marques

  1. Olá Professor!
    Gostei muito de sua história, aproveito para parabeniza-lo.
    Sempre gostei de xadrez mas, nunca parei para aprender, espero agora estudar e aprender de verdade esse magnifico esporte, pretendo iniciar também meus filhos.
    Espero aprender bastante contigo, vamos em frente!
    Abraço,
    Thiago Izidoro de Barros.

    1. Thiago, fiquei muito feliz com suas palavras e minha responsabilidade para dar meu melhor como professor aumenta, ao saber que passará esse conhecimento aos filhos, estou muito motivado e feliz. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *