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A Beleza na História Cultural

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Parcele em 12x de R$100,00 sem juros

Entenda como as mais de noventa horas de curso foram divididas:

– Módulo 1
Sobre artes e artistas – O grande despertar (Grécia, sécs. VII-V a. C.) – O Império do Belo (a Grécia e o mundo grego, sécs. IV a. C. a I d. C.).

– Módulo 2
Conquistadores do mundo – romanos, budistas, judeus e cristãos (sécs. I a IV d. C.) – Bifurcação de caminhos – Roma e Bizâncio (sécs. V a XIII d. C.) – A Arte Ocidental em fase de assimilação – Europa (sécs. VI a XI).

– Módulo 3
A Igreja militante (século XII). Estudo de caso: O deambulatório dos anjos: o claustro do mosteiro de Sant Cugat del Vallès (Barcelona) e a vida cotidiana e monástica expressa em seus capitéis (séculos XII-XIII).

– Módulo 4
A Igreja militante (século XIII). Estudo de caso: A Taula de Sant
Miquel do mestre de Soriguerola (Baixa Cerdanha – Catalunha).

– Módulo 5
Cortesãos e burgueses (o século XIV). Estudo de caso: O Codex Manesse.

– Módulo 6
As características da Beleza nos clássicos da Coroa de Aragão: Félix ou O Livro das Maravilhas de Ramon Llull, Curial e Guelfa e O Sonho.

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Descrição

Curso On-line de Extensão A Beleza na História Cultural – do Mundo Clássico ao gótico internacional catalão (sécs. V a. C. – XV d. C.) com o Prof. Dr. Ricardo da Costa

Duração: 12 meses

Início das aulas: 07/01/2019

VAGAS LIMITADÍSSIMAS! Garanta já a sua.

Metodologia:

Na parte histórica, artística e literária, aulas expositivas com a utilização de slides para apresentação e análise de material iconográfico relativo aos três recortes temporais (Antiguidade, Idade Média e Gótico Internacional Catalão).

O conteúdo basear-se-á em análise histórico-filosófica dos períodos, com estudos de caso selecionados (e que constam da Bibliografia).

Como suporte teórico de análise de imagens, utilizaremos os três níveis de compreensão de uma obra de arte propostos por Erwin Panofsky (1892-1968):

a) Primário (o nível mais elementar de entendimento, ou seja, a percepção das formas puras de uma obra);

b) Secundário (conhecimento convencional – histórico/cultural – de uma expressão artística);

c) Iconológico (conhecimento tanto do contexto histórico quanto técnico e cultural de uma obra).

Para os textos literários da Coroa de Aragão, o suporte interpretativo será baseado nas traduções de Ricardo da Costa das obras de Ramon Llull (especialmente o Livro das Maravilhas), Curial e Guelfa e O Sonho.

Na parte filosófica, serão analisados extratos de obras clássicas e medievais em que o conceito de beleza é tratado. São esses os seguintes autores (e os subtemas):

1) Platão e o Belo como ponto de partida para a contemplação das substâncias ideais

2) Aristóteles e o Belo como simetria (grandeza e ordem)

3) Cícero (106-7 a. C.) e a Beleza como firmeza espiritual e imagem mental

4) Sêneca (4 a. C. – 65 d. C.): a arte como imitação da natureza e na representação do artista

5) Plotino (c. 204-270): a Beleza como Bem

6) Agostinho (354-430) e a totalidade da Beleza

7) Boécio (c. 480-525) e Cassiodoro (c. 485-580): a Beleza da Música

8) A Beleza no Renascimento Carolíngio (sécs. VIII-IX)

9) Os cistercienses e a Beleza da medida adequada (séc. XII)

10) Os vitorinos e a Beleza mística (séc. XII)

11) Roberto Grosseteste (1168-1253) e a estética da luz

12) São Boaventura (1221-1274) e o afã pelo Belo

13) Alberto Magno (c. 1200-1280) e a redução do Belo à forma

14) Tomás de Aquino (1225-1274) e o Belo que agrada à vista

15) Ramon Llull (1232-1316) e a beleza das coisas corporais, mais amada pelos homens do que a beleza das coisas espirituais

16) Dante (1265-1321) e a Beleza do Amor

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Programa das aulas

Módulo 1:

Sobre artes e artistas – O grande despertar (Grécia, sécs. VII-V a. C.) – O Império do Belo (a Grécia e o mundo grego, sécs. IV a. C. a I d. C.).

Módulo 2:

Conquistadores do mundo – romanos, budistas, judeus e cristãos (sécs. I a IV d. C.) – Bifurcação de caminhos – Roma e Bizâncio (sécs. V a XIII d. C.) – A Arte Ocidental em fase de assimilação – Europa (sécs. VI a XI).

Módulo 3:

A Igreja militante (século XII). Estudo de caso: O deambulatório dos anjos: o claustro do mosteiro de Sant Cugat del Vallès (Barcelona) e a vida cotidiana e monástica expressa em seus capitéis (séculos XII-XIII).

Módulo 4:

A Igreja militante (século XIII). Estudo de caso: A Taula de Sant

Miquel do mestre de Soriguerola (Baixa Cerdanha – Catalunha).

Módulo 5:

Cortesãos e burgueses (o século XIV). Estudo de caso: O Codex Manesse.

Módulo 6:

As características da Beleza nos clássicos da Coroa de Aragão: Félix ou O Livro das Maravilhas de Ramon Llull, Curial e Guelfa e O Sonho.

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Depoimento:

“4 motivos para fazer o curso A Beleza no Instituto Angelicum:

1. Abrange um grande período histórico, possibilitando ao aluno a apreensão de uma visão global sobre a História da Arte, algo que é muito interessante para quem busca uma introdução a esta área do conhecimento;

2. A competência intelectual do Prof. Dr. Ricardo da Costa, que indubitavelmente se constitui um dos maiores pesquisadores brasileiros a respeito da Idade Média;

3. A qualidade do conteúdo tratado nas aulas, sob os aspectos iconográfico e teórico;

4. A relevância do aprendizado da História da Arte, que se conecta às mais diversas áreas do conhecimento e expande a nossa visão de mundo, aos nos despertar para o fato de que o estudo da Arte é imprescindível para o estudo da História, constituindo-se um meio relevante para a obtenção de informações sobre diferentes culturas e tradições.”

Antonio Gabriel
Licenciando em Geografia
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

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