Publicado em

A Beleza na História Cultural

Entenda como as mais de noventa horas de curso foram divididas:

– Módulo 1
Sobre artes e artistas – O grande despertar (Grécia, sécs. VII-V a. C.) – O Império do Belo (a Grécia e o mundo grego, sécs. IV a. C. a I d. C.).

– Módulo 2
Conquistadores do mundo – romanos, budistas, judeus e cristãos (sécs. I a IV d. C.) – Bifurcação de caminhos – Roma e Bizâncio (sécs. V a XIII d. C.) – A Arte Ocidental em fase de assimilação – Europa (sécs. VI a XI).

– Módulo 3
A Igreja militante (século XII). Estudo de caso: O deambulatório dos anjos: o claustro do mosteiro de Sant Cugat del Vallès (Barcelona) e a vida cotidiana e monástica expressa em seus capitéis (séculos XII-XIII).

– Módulo 4
A Igreja militante (século XIII). Estudo de caso: A Taula de Sant
Miquel do mestre de Soriguerola (Baixa Cerdanha – Catalunha).

– Módulo 5
Cortesãos e burgueses (o século XIV). Estudo de caso: O Codex Manesse.

– Módulo 6
As características da Beleza nos clássicos da Coroa de Aragão: Félix ou O Livro das Maravilhas de Ramon Llull, Curial e Guelfa e O Sonho.

“4 motivos para fazer o curso A Beleza no Instituto Angelicum:

1. Abrange um grande período histórico, possibilitando ao aluno a apreensão de uma visão global sobre a História da Arte, algo que é muito interessante para quem busca uma introdução a esta área do conhecimento;

2. A competência intelectual do Prof. Dr. Ricardo da Costa, que indubitavelmente se constitui um dos maiores pesquisadores brasileiros a respeito da Idade Média;

3. A qualidade do conteúdo tratado nas aulas, sob os aspectos iconográfico e teórico;

4. A relevância do aprendizado da História da Arte, que se conecta às mais diversas áreas do conhecimento e expande a nossa visão de mundo, aos nos despertar para o fato de que o estudo da Arte é imprescindível para o estudo da História, constituindo-se um meio relevante para a obtenção de informações sobre diferentes culturas e tradições.”

Depoimento do nosso aluno Antonio Gabriel – Licenciando em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Prof. Dr. Ricardo da Costa é professor titular do Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professor efetivo do Programa de Doctorado Internacional a Distancia Transferencias Interculturales e Históricas en la Europa Medieval Mediterránea (UA) e Acadèmic corresponent a l’estranger n. 60 da Reial Acadèmia de Bones Lletres de Barcelona; Líder do Grupo do CNPq – Arte, Filosofia e Literatura na Idade Média.
Membro do Institut Virtual Internacional de Traducció del Institut Superior d’Investigació Cooperativa IVITRA [ISIC-2012-022] (Universitat d’Alacant); CAPIRE – Colectivo para el análisis pluridisciplinar de la Iconografía religiosa europea da Universidad Complutense de Madrid (UCM); Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP); Instituto Angelicum; Grupo de Trabalho Filosofia na Idade Média (ANPOF); Principium (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval, UEPB).
Mais detalhes: www.ricardocosta.com
OBS: O Prof. Dr. Ricardo da Costa abrirá mão de seus honorários em prol do Instituto Angelicum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *